6 benefícios de consumir frutas e legumes da época

Nossos antepassados sabiam muito bem que, em janeiro, nesta parte da Terra, uma salada não se fazia com alface romana, mas com escarola. E que isso de colocar qualquer tomate em pleno inverno, nem soñarlo. Do mesmo modo, em agosto, e foi-lhes teria acontecido se fazer um suco de laranja no café da manhã. Se tivessem encontrado laranjas!

Hoje em dia temos ao alcance de um grande número de frutas e legumes fora de sua temporada natural. Temos Nos acostumado tanto a isso que esquecemos que consumir os alimentos na época ou atraves do projeto fit 60d, cultivados quando o clima é mais propício, tem muitas vantagens.

Se consumir as frutas e as hortaliças na época, para te certificares de consumir alimentos que crescem, respeitando os ciclos da natureza. Isso se reflete em muitos aspectos.

1. São alimentos frescos e genuínos

Os alimentos naturais da temporada trazem sabores, aromas e texturas genuínas. Quanto mais você insira em sua alimentação, menos espaço deixa para os processados, que os perderam em boa parte e tentam imitar, ou reforçar, com o sal, as gorduras e aditivos químicos.

Mais saúde

2. Têm mais sabor e nutrientes

Ao cultivar com o clima que lhes é mais favorável e poder completar o seu ciclo natural, os alimentos frescos, quando chega o dia da coleta conservam melhor suas propriedades nutricionais, o sabor e os aromas.

Nem foi forçado a cultura para que estejam prontas em meses que não lhes são naturais nem levam tempo segurando em câmeras que lhes restam suculência, sabor e nutrientes.

3. Estão melhor preço

Para que o mercado tenha produtos fora de época devem ser importados a partir de áreas ou países distantes… e o transporte é pago.

Em troca, os agricultores da região podem oferecer produtos frescos, a bom preço.

Mais nutritivos

4. São mais ecológicos

Se seus legumes e frutas não são de cultivo ecológico, certamente terão de resíduos químicos, de pesticidas ou fertilizantes. Mas o uso de fertilizantes e pesticidas artificiais se faz mais necessário se cultiva contra a natureza, forçando-a planta a crescer fora de tempo, quando o tempo não lhe é favorável.

Se você comprar diretamente aos agricultores biológicos ou a estabelecimentos de alimentação biológica, certamente lhe proporcionarão sempre as frutas e as verduras da estação.

Vida sustentável

5. São mais sustentáveis

Comprando de temporada, é mais fácil apostar em alimentos de produção local, para cuja comercialização se desperdiça menos energia. O transporte, a distribuição e o armazenamento deixam a sua pegada ecológica no planeta.

Ao respeitar os ciclos naturais das plantas para o plantio, o crescimento e a colheita, pode-se incentivar também a rotação de culturas e se empobrece menos o solo.

6. Você pode elaborar melhores conservas

Além de comer frutas e legumes em seu melhor momento, você poderá preparar melhores conservas caseiras e desidratados. Assim, você pode continuar a desfrutar dessas frutas e vegetais durante o resto do ano, quando a temporada terminar.

E você sabendo que aproveitou o momento mais sabor e melhor preço.

Mais nutritivos

Se você tem jardim, esta forma de conservação é uma excelente opção para aproveitar os excedentes.

Esta entrada foi postada em Saude.