6 benefícios de legumes de acordo com sua cor

A dieta saudável é equilibrada, variada e rica em vegetais.

Mais cores em seus pratos significa nutrir-se com mais substâncias benéficas. Legumes e vegetais contêm fitoquímicos, substâncias que protegem contra o câncer e as doenças crônicas.

Os fitoquímicos são os responsáveis pela cor, cheiro e sabor dos vegetais. No nosso organismo bloqueiam aqueles mecanismos que produzem e propagam as células tumorais.

Cozinha saudável

As hortaliças e verduras podem ser classificados de acordo com suas cores. A cada um deles se lhes associam determinados benefícios para a saúde.

1. Branco, anti-inflamatório

Leva 2 dentes de alho ao dia, melhor cru. Se você cozinhas, antes aplástalo com uma faca. Também inclui em sua dieta 1 cebola diária.

Os compostos sulfurados do alho e a cebola possuem atividade anti-inflamatória, antibacteriana e antiviral.

Os flavonóides reduzem a inflamação e o crescimento de tumores. Estimulam o sistema imunitário.

Antioxidante

2. Amarelo, antioxidante

Toma o pimentão amarelo cru, cortado em tiras, 2 vezes por semana.

As abóboras e abobrinhas são ideais para produzir cremes, também 2 vezes a cada semana.

Os pigmentos amarelos, como a luteína são quase sempre carotenóides, de ação antioxidante. Em geral evitam o dano celular em tecidos e mucosas.

3. Laranja, protetor do sistema imunológico

Aproveite a cenoura e a batata-doce , 2 vezes a cada semana. A cenoura pode ser usada como base nos liquefeitos vegetais.

O beta-caroteno alaranjado inibe o crescimento das células cancerígenas e previne o câncer de pulmão. Atua como antioxidante e melhora a resposta do sistema imunitário.

Estimula as defesas

4. Vermelho, anticancerosos

O licopeno , que dá a cor vermelha ao tomate está associada à prevenção de câncer de mama, cor retal, colo do útero, pulmão e pâncreas. Outros alimentos avermelhados podem conter informações semelhantes.

Ao cozinhá-lo aumenta a quantidade e disponibilidade do licopeno, prepáralo em molho com azeite de oliva.

Não deixe de tomar uma colher de sopa de molho de tomate por dia.

5. Verde, estimulante das defesas

Pelo menos 3 vezes por semana, toma brassicaceae: brócolis, couves-de-Bruxelas, repolho verde, couve. Devem ser cozido o mínimo possível, ou melhor, comê-las cruas, escaldadas ou ao vapor. Os glucosinolatos das brassicaceae passam à água, por isso é importante aproveitar o caldo.

Os glucosinolatos são brancos ou amarelos, mas encontram-se em abundância em alimentos verdes. Limitam a produção das hormonas relacionadas com o cancro, o crescimento de tumores e inhiben dos cancerígenos.

Sempre saudável

Leva aipo, 2 vezes por semana. É ideal em liquefeitos. Também em sopas e cremes.

Consome 100 gramas diárias de folhas verdes: espinafre, salsa, acelga, alface, rúcula, cônegos…

A clorofila, estimula as defesas do organismo e da flora bacteriana intestinal. Estes alimentos verdes possuem outros antioxidantes potentes como o beta-caroteno, selênio e as vitaminas C e e, que previne o dano celular.

Cultive seu superalimento

6. Roxo, antocianinas benéficas

É aconselhável tomar 2 vezes por semana alimentos roxos: lombarda, berinjela, cebola roxa.

Convém comer pouco cozido, pois as antocianinas se dissolvem na água e degradam com as temperaturas altas.

As antocianinas são os pigmentos que lhes confere a sua característica cor. Lutam contra a inflamação e o aparecimento de células precancerígenas. Estes alimentos são também conter beta-caroteno.

6 benefícios de consumir frutas e legumes da época

Nossos antepassados sabiam muito bem que, em janeiro, nesta parte da Terra, uma salada não se fazia com alface romana, mas com escarola. E que isso de colocar qualquer tomate em pleno inverno, nem soñarlo. Do mesmo modo, em agosto, e foi-lhes teria acontecido se fazer um suco de laranja no café da manhã. Se tivessem encontrado laranjas!

Hoje em dia temos ao alcance de um grande número de frutas e legumes fora de sua temporada natural. Temos Nos acostumado tanto a isso que esquecemos que consumir os alimentos na época ou atraves do projeto fit 60d, cultivados quando o clima é mais propício, tem muitas vantagens.

Se consumir as frutas e as hortaliças na época, para te certificares de consumir alimentos que crescem, respeitando os ciclos da natureza. Isso se reflete em muitos aspectos.

1. São alimentos frescos e genuínos

Os alimentos naturais da temporada trazem sabores, aromas e texturas genuínas. Quanto mais você insira em sua alimentação, menos espaço deixa para os processados, que os perderam em boa parte e tentam imitar, ou reforçar, com o sal, as gorduras e aditivos químicos.

Mais saúde

2. Têm mais sabor e nutrientes

Ao cultivar com o clima que lhes é mais favorável e poder completar o seu ciclo natural, os alimentos frescos, quando chega o dia da coleta conservam melhor suas propriedades nutricionais, o sabor e os aromas.

Nem foi forçado a cultura para que estejam prontas em meses que não lhes são naturais nem levam tempo segurando em câmeras que lhes restam suculência, sabor e nutrientes.

3. Estão melhor preço

Para que o mercado tenha produtos fora de época devem ser importados a partir de áreas ou países distantes… e o transporte é pago.

Em troca, os agricultores da região podem oferecer produtos frescos, a bom preço.

Mais nutritivos

4. São mais ecológicos

Se seus legumes e frutas não são de cultivo ecológico, certamente terão de resíduos químicos, de pesticidas ou fertilizantes. Mas o uso de fertilizantes e pesticidas artificiais se faz mais necessário se cultiva contra a natureza, forçando-a planta a crescer fora de tempo, quando o tempo não lhe é favorável.

Se você comprar diretamente aos agricultores biológicos ou a estabelecimentos de alimentação biológica, certamente lhe proporcionarão sempre as frutas e as verduras da estação.

Vida sustentável

5. São mais sustentáveis

Comprando de temporada, é mais fácil apostar em alimentos de produção local, para cuja comercialização se desperdiça menos energia. O transporte, a distribuição e o armazenamento deixam a sua pegada ecológica no planeta.

Ao respeitar os ciclos naturais das plantas para o plantio, o crescimento e a colheita, pode-se incentivar também a rotação de culturas e se empobrece menos o solo.

6. Você pode elaborar melhores conservas

Além de comer frutas e legumes em seu melhor momento, você poderá preparar melhores conservas caseiras e desidratados. Assim, você pode continuar a desfrutar dessas frutas e vegetais durante o resto do ano, quando a temporada terminar.

E você sabendo que aproveitou o momento mais sabor e melhor preço.

Mais nutritivos

Se você tem jardim, esta forma de conservação é uma excelente opção para aproveitar os excedentes.